, ,

Berços para o bebê dormir no quarto da mãe (co-sleeping): modelos incríveis!

Você já ouviu falar sobre co-sleeping? Esse é o termo em inglês para um hábito comum em todo o mundo: colocar o bebê para dormir no quarto dos pais. Por aqui eu não optei por esse caminho quando Catarina nasceu (ela foi direto para seu quartinho), mas, sendo muito sincera, eu faria tudo diferente hoje, com um segundo filho! E, antes mesmo de um convencional, eu teria um berço acoplado à minha cama!

Isso porque colocar o bebê para dormir ao lado da cama da mãe, nos primeiros meses de vida, dá uma sensação de segurança muito grande (uma coisa é você se certificar de que o filhote está respirando bem, que não regurgitou e pode aspirar o leite, tendo-o ao seu lado, e outra bem diferente é tentar descobrir isso pela babá eletrônica). Aliás, as recomendações atuais da Associação Americana de Pediatria são favoráveis ao hábito do co-sleeping, pois o risco de morte súbita entre os recém-nascidos seria 50% menor do que colocando o pequeno em outro quarto. Então é para se pensar mesmo!

Se você está na dúvida de como projetar o quarto para colocar o bebê para dormir ao seu lado, vai gostar das ideias que eu selecionei nesse post. São berços móveis, fixos, adaptados ou feitos especialmente para esse uso! Nem todas as marcas mostradas no post poderão ser encontradas aqui no Brasil, mas você pode pedir para um marceneiro de confiança reproduzi-las (ou, eventualmente, pedir para uma amiga trazer de fora). E outras tantas inspirações de berços acoplados você pode encontrar no Pinterest (aliás, já está seguindo nosso perfil lá? Tem ideias de decoração, festas, fotografia, histórias de pais e filhos, brincadeiras e tudo o que você possa imaginar sobre o universo infantil!

Escolhendo o berço do bebê a ser acoplado à cama dos pais:

1) Você precisará definir o tamanho do berço que cabe no seu quarto. Além disso, veja se é possível adaptar o bercinho para que ele fique nivelado com a cama da mãe (torna a amamentação mais prática), ou se você prefere um produto mais simples, que funcione como um moisés.

2) Eu amei esse berço aqui, que pode ser acoplado à cama da mãe e com uma lateral que abre e fecha. Quando você não estiver na cama, pode fechar o berço, para maior segurança da criança. E o melhor: é dobrável e portátil!

3) Esse é um modelo equivalente ao anterior, pois também pode ser aberto e fechado na lateral. A vantagem é que têm rodinhas, que facilitam sua movimentação.

4) Mais alguns moreninhos com a lateral móvel – mas neles a grade se movimenta para cima e para baixo.

5) Aqui o interessante foi notar que o berço pode tornar a decoração mais divertida, se for pintado em uma cor inusitada!

6) Veja como o suporte de madeira pode ser feito, para ser encaixado embaixo do colchão da cama do casal!

7) E, por fim, é bacana saber que o bercinho de co-sleeping pode virar, no futuro, um banco muito divertido para o quarto do seu filho! Veja como fica gracioso!